TI – Tecnologia e Inovação

Tudo sobre tecnologia e inovação

Tecnologia no combate ao roubo de carro

Uma excelente tecnologia no combate ao roubo de carro foi lançada recentemente pelo SINESP e permite que qualquer cidadão consulte a placa de um carro e verifique a sua situação. Uma vez que encontre uma irregularidade, o cidadão pode de imediato comunicar a polícia e assim se tornar um colaborador no combate ao crime.

SINESP Cidadão. Tecnologia no combate ao roubo de carro

O SINESP Cidadão é uma excelente tecnologia no combate ao roubo de carro.

Conheça o SINESP Cidadão

O SINESP Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O SINESP Cidadão disponibiliza, em sua primeira versão, a funcionalidade de consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de furto ou roubo dos veículos consultados e ainda se o mesmo é um veículo clonado.

Quais informações eu posso obter através do SINESP Cidadão?

Através do SINESP Cidadão é possível verificar a situação de um veículo utilizando como base a placa informada. Com ele é possível verificar os seguintes status:

  • Situação Legal -> Quando um veículo está com a sua situação legal aparece esta informação destacada em verde;
  • Veículo roubado -> Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho.
  • Veículo Clonado -> Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente a marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada.

O que fazer caso descubra que um carro é roubado ou clonado?

A atitude mais prudente é ligar de imediato para a polícia através do 190. A SINESP recomenda:

Nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

Onde encontrar o SINESP Cidadão?

É possível efetuar uma consulta no próprio site  do SINESP Cidadão, baixar o aplicativo no Play Store ou App Store da Apple. Seguem os links de acesso:

* Para acionar a polícia utilize os números 190 (todo o Brasil) ou no Rio (21) 2253-1177

Deixe a sua dica sobre Tecnologia no combate ao roubo de carro

Você já utilizou SINESP Cidadão? O que achou? Conhece outra tecnologia utilizada no combate ao crime ou roubo de carro? Deixe a sua dica nos comentários abaixo.

By…

 

Tags:

About

View all posts by

One Response

  1. rogerio says

    Eu já havia lido sobre este app. Tem diversos cases de sucesso de veículos recuperados. Muito bom mesmo.